sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Imagens - Projeto II




























Projeto da galeria de arte.
Escritório holândes MVRDV.

Imagens - Plástica















Exercício da Caixa Tetra Pak.












Nesse estudo, utilizamos um material reciclável e com esse material, fizemos um módulo e com esse módulo construímos a escultura em escala humana. O material escolhido foi a caixa Tetra Pak.
Invertemos o lado das caixas e com elas queríamos mostrar a água sendo utilizada e desperdiçada em diversas formas. E na escultura mostramos a água da chuva que passa pela calha, a água do bebedouro, a água que sai da torneira e que vai para o ralo, e as caixas Tetra Pak que também tinha algum tipo de bebida dentro dela. E mostra o quanto a água é importante e como ela pode ser utilizada e reutilizada. As nossas dificuldades foi com as caixas, pois muitas foram mal lavadas e conservadas portanto foram inutilizadas para o trabalho.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Imagens - Plástica







Exercício das Canaletas.



Nesse estudos conseguimos obter ângulos retos. Esse exercício foi um tanto quanto limitado por causa da forma. Uma de suas dificuldades era que não podiamos utilizar curvas, só podiamos utiliza-las como ângulo reto para formarmos uma estrutura. Outra dificuldade era que as canaletas muitas vezes não ficava ortogonal e sim tortas. Nesse estudo tivemos uma facilidade com a cola, pois era um exercício que a cola estava muito presente, colando muito bem as canaletas, deixando-as resistentes.

Imagens - Plástica











Exercício Bloco de Concreto Celular.




Nesse estudo podemos obter a praticidade do material. Quando olhamos para o bloco de concreto, víamos um material difícil de trabalhar, algo bruto. Mas quando começamos a trabalhar com ele, percebemos que as aparências enganam. No estudo percebemos que apesar de ser um material bruto, ele quebra e racha facilmente, precisando ter muita cautela. Com esse material a forma desejada era obtida com mais facilidade e também podemos trabalhar com encaixes(como mostra na foto acima).
Esse material teve suas dificuldades, no sentido de sujeira. É um material que faz muita sujeira e precisa ser utilizados com ferramentas certas e para obter um resultado esteticamente melhor, utilizamos lixas, mas ela não retirava a superfície porosa do material. Houve dois estudos: o primeiro era para descobrir o material, trabalhar nele com formas e descobrindo diversas técnicas construtivas, com os blocos menores. O segundo estudo era pensando em espaços utilizando o bloco maior.

Imagens - Plástica




Exercício da Massinha de Modelar.




Nesse estudo a massinha de modelar possibilitou muitas formas diferentes. Possui uma grande facilidade com curvas, ângulos retos e vãos. Fizemos dois estudos, com formas grossas e pesadas, e com formas mais leves e finas. Se caso você errasse, seria fácil começar denovo, era um material que pode ser reutilizado várias vezes.
Uma forma fácil e criativa de se trabalhar. Mas, esse material também tem suas dificuldades, como a flexibilidade, muitas vezes as peçinhas rachavam ou até mesmo caíam(dependendo do projeto) e sendo assim utilizamos arames para ficar fixo.

Imagens - Plástica




Exercício da Meia.




No exercício da meia, conseguimos perceber a resistência do material. Fizemos "tendas" com a ajuda de pregos e de diversos tipos de meias, cada uma com uma textura e cor. As dificuldades da meia era que muitas vezes ela rasgava ou desfiava dependendo do jeito que a pessoa puxava a meia, muitas vezes estragando o trabalho que já tinha feito.
Suas facilidades por sua vez, era que conseguiamos sombras e formas diferentes, como se fosse uma lona. E também conseguiamos alturas da meia com a ajuda dos pregos de diferentes alturas.

Imagens - Plástica




Exercício da Areia.


Nesse exercício trabalhamos com a areia, tentando obter diversas formas construtivas e com diversos tipos de areia. Nesses vários estudos que fizemos, tivemos várias dificuldades com a areia, pois por ela ser um material que tem a presença da força da gravidade , não conseguíamos fazer cortes nela sem que ela "desmoronasse" . Nos solos mais grossos, a dificuldade era maior do que nos solos mais finos. Outra dificuldade, é que não podiamos mexer a assadeira, pois senão a areia se desmontava.
Nesse estudo também houve facilidades, conseguimos fazer curvas na areia e deixar intervalos entre um espaço e outro(como mostra a imagem acima) e também conseguimos fazer montes,mais porém, não muito altos, pois ocorria o desmoronamento.

Imagens - Plástica







Exercício de Plástica - Escala do material: metal.



Nesse exerício, o objetivo era mostrar com a técnica da escola Bauhaus, as escalas do material escolhido por meio do tato. A escala era do mais liso ao mais áspero. Fizemos uma escala com 3 e depois com 7 tipos de metais em diferentes formas.
Na terceira fase, fizemos uma escultura utilizando todos os tipos de materiais como, metais, plástico, pedras e madeira. Nesse exercício, podemos perceber as dificuldades de trabalhar com cada material e as facilidades dos materias. E além do estudo do tato.

Linguagens Digitais II





Projeto Loja de Roupas, Sapatos e Acessórios.


quinta-feira, 27 de maio de 2010